Igreja Matriz de São João Batista

A Paróquia de São João Batista está localizada na cidade de Bebedouro - SP, pertencendo à diocese de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal - SP. Carinhosamente chamada de “Igreja Matriz”, foi a primeira paróquia criada na cidade, no início do século XX, no ano de 1885 na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade. É um local de manifestações de fé, visitação de cunho religioso, ritual e celebração. A matriz fica aberta durante a semana das 08h00 às 17h30, aos sábados das 08h00 às 12h00 e aos domingos nas celebrações das missas às 07h00, às 10h00 e às 19h00. Parte da estrutura de 1885 permanece até hoje e destaca-se como um atrativo religioso. A igreja apresenta grande beleza interna com grandes estátuas de diversos santos, bancos de madeira, confessionário em madeira talhada, vitrais, o órgão de tubo que ainda está em funcionamento, o púlpito, lustres e adornos de parede. A paróquia é um local de atividade cultural, religiosa ou filosófica, tendo seu estilo Neogótico e Eclético.

QUER SABER MAIS?

  • Localização: Praça Barão do Rio Branco – 139 – Centro
  • Telefone: (17) 3342-1424
  • E-mail: contato@saojoaobatistabebedouro.com.br
  • Fonte: http://www.sjbb.com.br/

Em Bebedouro, os sinos badalam praticamente desde o início da cidade. No Campanário da Matriz existem três históricos sinos com as respectivas datas de 1887, 1895 e 1923.

O sino de 1887 foi fundido na cidade de Udine (Italia), pela firma “D. Bastanzetti”. Tem uma inscrição em latim: A fulgure et tempestate liberanos Domine (Senhor, livrai-nos de raios e tempestade). Era tocado em caso de fortes chuvas.

O sino de 1895 foi fundido na cidade de Campinas SP, pela firma “Cia. Mc Hardy” e oferecido pelo senhor Manoel Fragoas Ogando. Foi abençoado no dia 25 de junho de 1895 e está dedicado a São João Batista.

O sino de 1923 foi fundido na cidade de São Paulo, Capital,pela firma “Grande Fundição de Sinos Angelo Angeli”. Foi abençoado em 22 de dezembro de 1923. Foi oferecido Por Valentino Silva e tem a inscrição dos seus “padrinhos”: Eugenio de Lima; Caetano Zaccarelli; Urbino Guimaraes; Gregorio Alves; Andre Kobal e Victoriano do Nascimento.

Introduzido no Brasil durante ação missionária dos padres franciscanos que vieram na esquadra de Cabral, em 1500, este instrumento musical (cujo som é produzido pela passagem do vento através de tubos de metal e madeira) foi muito usado, durante séculos, na liturgia católica, a partir do século 16.

O mais antigo órgão de que se tem notícia está na Capela Nossa Senhora do Rosário, em Embú.

O órgão de tubo da Paróquia São João Batista de Bebedouro é um dos últimos em funcionamento no Brasil e encontra-se em nossa cidade desde a década de 60. Sua última reforma foi no ano de 2012.

Os vitrais artísticos da Igreja Matriz de São João Batista foram colocados no início dos anos 20 a mando do construtor da Matriz, o Padre Francisco Garaud (se pronuncia “Francisco Garô” e não Garaúde ou Garaldi). Foram encomendados ao senhor Conrado Sorgenicht Filho, proprietário da tradicional Casa Conrado, de São Paulo, e tiveram um custo de 1:600$000 (mil e seiscentos contos de réis ou um milhão e seiscentos mil réis).

Imagem da Igreja de Bebedouro Imagem da Igreja de Bebedouro

Em julho de 2012, o antigo relógio da Matriz ganhou um “cérebro eletrônico”, que comanda todas as suas atividades. É um sistema moderno, que dispensa o uso da corda e o acionamento mecânico, de forma que quando faltar energia o relógio para, mas quando a energia retorna ele acerta os ponteiros automaticamente. O sistema eletrônico também regula as batidas de forma que elas aconteçam nas horas inteiras e nas meia-horas, das 8h às 22h.

Imagem da Igreja de Bebedouro

O piso original da Igreja Matriz era todo em ladrilho hidráulico. Este tipo de piso foi muito utilizado nas igrejas construídas no Brasil entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX como uma alternativa ao mármore. A partir de 1960, com o aprimoramento dos pisos e cerâmicas, foi caindo em desuso, tendo os “pisos frios” entrado em seu lugar.

Imagem da Igreja de Bebedouro

O confessionário é um móvel, geralmente de madeira, que a Igreja Católica recomenda como “lugar” para o sacramento da Confissão, conforme o Código de Direito Canônico (Cânon 964 § 2). Na parte central senta-se o padre e, nas duas partes laterais, existe um genuflexório no qual os penitentes se ajoelham para contar os seus pecados e receber a absolvição sacramental. Sinos em Bebedouro. Em Bebedouro, os sinos badalam praticamente desde o início da cidade. No Campanário da Matriz existem três históricos sinos com as respectivas datas de 1887, 1895 e 1923.

Localização

Técnico em Informática T28 © Senac 2019