Museu de Bebedouro

Imagem do Museu de Bebedouro

O Museu de Bebedouro, mais conhecido como Museu do Automóvel, foi oficialmente estabelecido em 1964, sob a denominação de “Museu de Carros e Veículos Motorizados Antigos”, pelo empresário e colecionador Eduardo Andrea Matarazzo. Inicialmente sediado na cidade de São Paulo, em uma edificação pertencente as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, o museu foi transferido para Bebedouro em 1969, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Bebedouro que construiu o prédio que abriga o museu até os dias atuais.

O museu conserva um acervo de quase 200 peças, em que se destaca a coleção de 24 automóveis, a maioria fabricada entre as décadas de 1900 e 1950. Também há aeronaves, que vão de caças a aviões comerciais de grande porte, locomotivas, motocicletas, carros de combate e armamento bélico em geral, motores de grande porte, aparelhos de comunicação e outros objetos antigos.

Na coleção de aeronaves, encontram-se um helicóptero Sikorsky S-51 Dragonfly, um avião Douglas DC-3, um Gloster Meteor de 1954, um modelo Rearwin de 1938, um Paulistinha CAP-4, além do avião que transportou a Seleção Brasileira de Futebol, bicampeã na Copa do Mundo da Suécia em 1958. Atualmente o Museu de Bebedouro, é coordenado pelo Esplendor Clube do Carro Antigo de Bebedouro, em convênio firmado no ano letivo de 2017, com a Prefeitura de Bebedouro.

Imagem do Museu de Bebedouro

O Museu possui dezenove aeronaves (estando oito na área externa e o restante em três pavilhões internos) A foto aérea acima possui números que indicam a localização das aeronaves na lista abaixo.

  • 1. DC-6A da Vasp: PP-LFB
  • 2. Lockheed Lodestar: PP-CGV – WILLIAM
  • 3. North American B-25J da FAB - LEO
  • 4. Curtiss C-46 da Varig: PP-VCE – RODRIGO
  • 5. Vickers Viscount 701 da Vasp: PP-SRO - VITIM
  • 6. Convair 240 da Varig: PP-VDG – NAYARA
  • 7. SAAB Scandia da Vasp: PP-SQR – ORLANDO
  • 8. Douglas C-47B-15-DK (DC-3) da Varig: PP-VBK – EDUARDO
Mais sobre o acervo de aviões

O museu histórico de Bebedouro reúne peças que contam a história da sociedade bebedourense. Entre os objetos, constam peças sacras e domésticas utilizadas no passado pela Rádio Bebedouro, mobiliário antigo, itens relacionados à música e equipamentos usados durante a Revolução de 1.932.

Localização

Técnico em Informática T28 © Senac 2019