North American B-25J

O North American B-25 Mitchell é um bombardeiro médio bimotor dos Estados Unidos, considerado um clássico da Segunda Guerra Mundial. Robusto, rápido, com bom armamento defensivo, extremamente confiável, era muito apreciado pelas tripulações, sendo empregado com sucesso Na África, Mediterrâneo e Itália. Diversos modelos incorporavam armamento adicional, como na versão G, com canhão de 75 mm, para uso contra embarcações. Podia ser operado como caça pesado, graças ás suas 6 metralhadoras 12.77 mm (.50) instaladas no seu bico.

Tornou-se famoso pelo Ataque Doolittle (Doolittle Raid) contra o Japão, no qual 16 bombardeiros decolaram do porta-aviões USS Hornet em 18 de Abril de 1942, em direção á costa japonesa.

Foi fornecido a diversos países aliados, entre eles: China, Indonésia, França e Brasil.

Foi comprado no pós-guerra pela FAB, que chegou a operar 75 aeronaves desse tipo incluindo B-25B, B-25C e B-25J. Após muitos anos de utilização, o exemplar da foto foi doado ao Museu de Bebedouro/SP.

Após a Guerra, muitos B-25 se transformaram em aviões de treinamento. Entre 1951 e 1954, 157 Mitchells foram convertidos em salas de aula para o ensino da operação de radares de controle de fogo Hughes E-1 e E-2. Também foram usados como transporte de pessoal e avião de treinamento para navegadores. O último B-25 foi retirado de serviço da Força Aérea Americana (United States Air Force – USAF) em 21 de Maio de 1960.