DOUGLAS DC-6A (PP-LFB)

O Douglas DC-6 foi um avião quadrimotor a pistões construído pela Douglas Aircarft Company de 1946 e 1959. Pretendido originalmente como um avião militar perto do fim da Segunda Guerra Mundial, foi modificado para competir com o Lockheed Super Constelation no mercado de transporte de longo alcance.

O DC-6 foi uma adaptação ao modelo original, com maior capacidade e autonomia, assim como uma porta de grandes dimensões para o transporte de carga. O DC-6B foi uma versão com as características do DC-6A mais projetada para o transporte de passageiros. Já o ‘’C’’ servia tanto carga como para passageiros.

O nosso PP_LFB foi construído no ano de 1958, foi equipado com quatro motores Wright R-2800. Adquirido novo pelo Aéreo Nacional, com subsídios com Governo Federal, em novembro de 1958, foi matriculado PP-LFB. Sem uso prático da aeronave, foi armazenado.

Em 29 de dezembro de 1958, foi transferido para a Panair do Brasil, mediante leasing, mantendo a mesma matricula, batizado Bandeirante Fernando de Camargo.

Retornou ao LAN em março de 1961, e em seguida, com a incorporação da LAN e da NAB pela VASP, foi ‘’comprado’’ em janeiro de 1962, mantendo a mesma matricula. A VASP operou o LFB até o ano de 1974, quando foi transferido para o museu. É o único exemplar do Brasil.