O Curtiss C-46 ‘’Commando’’ é uma aeronave bimetora de transporte militar originalmente derivada de um projeto de avião comercial de alta altitude. Foi utilizado como transporte militar durante da Segunda Guerra Mundial pela força Aérea americana, assim como diversas outras forças aéreas. O C–46 serviu como um papel semelhante ao seu homólogo, o Douglas C-47 Skytrain, mas não foi tão largamente produzido.
Após a segunda Guerra Mundial, poucas aeronaves excedentes C-46 foram brevemente utilizadas, na sua função original, como aviões comerciais de passageiros, mas a oferta excessiva de C-47s dominaram o mercado. O C-46 em breve foi relegado ao serviço de carga. O tipo continuou em serviço na força aérea americana em um papel secundário até 1968. No entanto, o C-46 continuaram em funcionamento como transporte de carga rústico em locais remotos, com a sua vida útil estendida até o século XXI.
No Brasil foi operado pela FAB, Varig e Sadia.
Em 1978, foi vendida para Taba (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica) e, no mesmo ano, comprada por José Ronaldo da Silva, que a doou para o Museu Eduardo Matarazzo, em Bebedouro/SP. Além de Bebedouro tem um exemplar em exposição no Musal.